Pesquisa mostra conexão entre Covid-19 e dificuldades cognitivas

 

No dia 9 de novembro de 2022, a Dra. Lúcia Willadino Braga, neurocientista e presidente da Rede SARAH, conversou com o Podcast do Correio Braziliense sobre a pesquisa que conduziu a respeito das sequelas neurológicas do coronavírus.

“A Covid chegou e não havia nenhuma evidência científica sobre nada, porque era uma doença totalmente nova para o planeta”, disse.

A pesquisadora ressaltou que, desde o começo da pandemia, mais de 30% dos pacientes que tiveram a doença e depois foram atendidos pela Rede reclamavam de fadiga e de redução de olfato, memória e capacidade de planejamento.

“Era o mesmo problema nas nove unidades. A população pedindo a reabilitação: eu quero reabilitar a minha mente”, disse. “Isso nunca tinha acontecido. Então eu falei, vamos entender, porque como vamos tratar uma coisa, se a gente não sabe o que é?”

A fim de montar um programa de reabilitação neurológica para a Covid-19 que fosse efetivo e baseado em evidências científicas, 614 pacientes com esses sintomas passaram por avaliação neuropsicológica do impacto sobre memória, planejamento, atenção, concentração e fluência verbal.

“Para determinadas pessoas, isso incomoda muito, porque interfere na qualidade de vida, interfere no trabalho e nas relações familiares”, disse.

A pesquisadora também ressaltou que todas as pessoas que tiveram Covid-19 e sentem esses sintomas devem procurar tratamento na Rede SARAH, por meio do portal.


Clique aqui para conferir a entrevista completa no podcast.

Clique aqui para ler a reportagem do Correio Braziliense.

 

 

 

A Rede SARAH utiliza cookies, que são arquivos que registram e gravam temporariamente no computador do usuário, para fins estatísticos e de aprimoramento de nossos serviços, as preferências e navegações realizadas nas páginas da Rede Sarah. Ao optar pelo uso de nossos serviços, o usuário concorda com a utilização desses arquivos.

Para saber mais acesse nossas Política de privacidade e Política de uso