SARAH Lago Norte celebra 20 anos de reabilitação e pesquisa

A Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação comemorou os 20 anos da inauguração do seu Centro Internacional de Neurociências e Reabilitação, o SARAH Brasília Lago Norte, na manhã do dia 19 de dezembro de 2023.

A cerimônia teve a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do secretário executivo da pasta, Swedenberger Barbosa. Ambos foram recebidos pela presidente da Rede, a neurocientista Lúcia Willadino Braga, para uma breve visita ao hospital, que antecedeu a cerimônia.

Um grupo de pacientes do SARAH Lago Norte, orientados pela professora de dança Débora Araújo e pelo estagiário de dança Paulo Morais, realizou uma coreografia em cadeiras de rodas, intitulada "Nossas Histórias, Nossos Giros", como exemplo das atividades artísticas e desportivas que integram as terapias de reabilitação realizadas no hospital.

A comemoração teve ampla cobertura na imprensa local.

A TV Globo Brasília destacou o evento com uma entrada ao vivo, durante a cerimônia, pela manhã, no DF 1 (aproximadamente 1m25s do segmento), seguida de uma reportagem mais extensa no DF 2, à noite.

As reportagens ressaltaram o perfil do hospital como centro de pesquisa e reabilitação, juntamente com entrevistas com Dra. Lúcia e com os pacientes Ana Paula Marques, paratleta da vela e do halterofilismo, e Gilmara Machado e Genilson Mangueira, que dançaram durante a cerimônia.

“Temos uma unidade consolidada em Brasília, na beira do lago, permitindo um trabalho de reabilitação com bem-estar, qualidade, excelência. Trabalhamos sempre com muita evidência científica. É uma unidade que atende a todos os pacientes gratuitamente, para problemas de ordem neurológica e ortopédica”, disse Dra. Lúcia.

O jornal Correio Braziliense noticiou o anúncio, feito pela ministra Nísia, durante o evento, de que seu ministério havia assegurado o repasse de cerca de R$ 1,4 bilhão em recursos para o orçamento de 2024 da Rede SARAH.

“Aprovamos, neste ano, junto com o Conselho Nacional, os secretários regionais e municipais de saúde, uma política nacional para a atenção de alta complexidade às mulheres. SARAH é referência para nós no trabalho de reabilitação tanto ortopédica quanto neurológica, e em todas as ações de excelência aqui realizadas”, disse a ministra, segundo a reportagem.

 

A Rede SARAH utiliza cookies, que são arquivos que registram e gravam temporariamente no computador do usuário, para fins estatísticos e de aprimoramento de nossos serviços, as preferências e navegações realizadas nas páginas da Rede Sarah. Ao optar pelo uso de nossos serviços, o usuário concorda com a utilização desses arquivos.

Para saber mais acesse nossas Política de privacidade e Política de uso