SARAH Brasília Centro recebe selo de preservação arquitetônica

O Hospital SARAH Brasília Centro foi escolhido para receber um selo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF), em reconhecimento a sua qualidade de projeto, boa conservação e contribuição para a história da arquitetura.

A premiação foi noticiada no programa DF2, da TV Globo Brasília, em 8 de dezembro de 2023, com reportagm da jornalista Geovanna Gravia.

“O prédio traz leveza e arte para os pacientes que estão hospitalizados aqui,” disse a repórter. “De acordo com a avaliação do Conselho de Arquitetura, o estado de conservação do edifício é excelente e garante a originalidade das linhas arquitetônicas, dentro dos princípios da arquitetura de Brasília.”

A presidente da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação, Dra. Lúcia Willadino Braga, falou à reportagem sobre a responsabilidade de aliar a atualização tecnológica à preservação do projeto original do arquiteto João Filgueiras Lima – pensado, junto com as equipes de saúde, como lugar de reabilitação humanizada.

“O SARAH é um hospital digital muito ágil, mas isso não atropelou o espaço arquitetônico, então a gente mantém os espaços amplos, onde as equipes podem interagir entre si”, disse a neurocientista.

Dezenove construções foram consideradas para receber essa distinção, inclusive o prédio administrativo da Rede, o Edifício Pioneiras Sociais, que foi reformado com projeto do Lelé Filgueiras, na categoria de edificações de escritórios.

Segundo a reportagem, ganhou o segundo lugar na competição pelo Selo CAU/DF 2023 o Bloco D da SQS 213, que concorreu na categoria de blocos de superquadras.

 

A Rede SARAH utiliza cookies, que são arquivos que registram e gravam temporariamente no computador do usuário, para fins estatísticos e de aprimoramento de nossos serviços, as preferências e navegações realizadas nas páginas da Rede Sarah. Ao optar pelo uso de nossos serviços, o usuário concorda com a utilização desses arquivos.

Para saber mais acesse nossas Política de privacidade e Política de uso