Fome afeta desenvolvimento cerebral de alunos da rede pública do DF

A insegurança alimentar grave afeta até mesmo as crianças atendidas na rede pública de ensino do Distrito Federal, para quem a merenda escolar muitas vezes é a única refeição do dia, mostrou o Bom Dia DF, da TV Globo, no dia 10 de outubro de 2023.

A neurocientista Lúcia Willadino Braga explicou em entrevista que a fome durante a fase escolar prejudica não só o desempenho das crianças em sala, mas também o desenvolvimento dos seus cérebros e da sua inteligência. 

 

“Uma boa alimentação é importante para o desenvolvimento físico da criança e também para o desenvolvimento da inteligência e de memória, planejamento, atenção, concentração. A aprendizagem depende desse bom funcionamento do cérebro, que, para funcionar bem, tem que estar bem alimentado”, disse a presidente da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação. “A desnutrição na infância faz muita falta, lá na frente, para o pensamento, porque essa pessoa teve menos oportunidade de desenvolver seu pensamento, sua inteligência. É uma sequela que se carrega ao longo da vida. É muito sério.”

 

Mais de 21 milhões de brasileiros enfrentam a insegurança alimentar severa, segundo o Programa Mundial de Alimentos da ONU, ressaltou a reportagem. Daniel Balaban, diretor dessa organização internacional no Brasil, disse em entrevista que esse quadro vem piorando por causa da diminuição, ao longo de vários anos, dos investimentos em políticas públicas adequadas.

Segundo a reportagem, São Sebastião, Paranoá e Estrutural são as cidades com maior vulnerabilidade social no Distrito Federal, de acordo com a Secretaria de Educação distrital.

 

A íntegra da reportagem de Lúcio Alves, que foi ao ar no Bom Dia DF de 10 de outubro de 2023 e foi reprisada no DF1 na mesma data, está disponível no portal de notícias da TV Globo.

A Rede SARAH utiliza cookies, que são arquivos que registram e gravam temporariamente no computador do usuário, para fins estatísticos e de aprimoramento de nossos serviços, as preferências e navegações realizadas nas páginas da Rede Sarah. Ao optar pelo uso de nossos serviços, o usuário concorda com a utilização desses arquivos.

Para saber mais acesse nossas Política de privacidade e Política de uso