No SARAH, crianças perdem o medo brincando

Um antigo e exitoso projeto da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação que ajuda, ludicamente, crianças a evitarem o medo de cirurgias ou de certos procedimentos ortopédicos foi destaque do portal de notícias Metrópoles no dia 2 de setembro de 2023.

Segundo a matéria, crianças que estão prestes a remover suturas ou gesso recebem bonecos com os quais podem simular esse procedimento, antes de passar pela experiência elas mesmas.

Antes que o profissional de saúde remova os pontos ou o gesso, a criança faz o mesmo com o boneco, o que reduz ou mesmo elimina, há mais de 20 anos, a tensão associada ao procedimento, explicou, na matéria, Dra. Lúcia Willadino Braga, neurocientista e presidente da Rede.

“O princípio neuropsicológico é focar a atenção da criança em outra atividade. Enquanto está brincando, ela libera neurotransmissores e fica feliz. Estudos desenvolvidos aqui dentro mostram que essa técnica promove uma recuperação mais rápida”, Dra. Lúcia explicou no texto.

 “Quem já colocou gesso sabe que retirar ele ou pontos não causa dor. Mas às vezes as pessoas ficam com medo. Aqui, a criança recebe a boneca na sala de gesso junto com uma serrinha que não corta. Enquanto o técnico de gesso abre o da criança, ela faz o mesmo no boneco. Assim, ela foca a atenção no que está fazendo e isso faz com que acabe qualquer tipo de estresse ou tensão.”

A matéria também destacou que, como parte desse projeto, equipes de psicólogas e enfermeiras da Rede também usam bonecos para explicar procedimentos cirúrgicos a crianças, com o mesmo objetivo de redução de estresse.

“A gente compartilha conhecimento e não joga de cima para baixo. A criança se torna agente do próprio tratamento e sente autoconfiança. Como ela faz parte de todo o processo, é muito mais simples ir para o centro cirúrgico, sair e ter alta. Nós conseguimos reduzir o tempo de internação e a recuperação é mais rápida”, disse Dra. Lúcia.

A matéria da repórter Bethânia Nunes, com fotografias de Breno Esaki, está disponível no sítio do Metrópoles.

O vídeo que acompanha a matéria também pode ser encontrado no perfil do Metrópoles no YouTube.

 

A Rede SARAH utiliza cookies, que são arquivos que registram e gravam temporariamente no computador do usuário, para fins estatísticos e de aprimoramento de nossos serviços, as preferências e navegações realizadas nas páginas da Rede Sarah. Ao optar pelo uso de nossos serviços, o usuário concorda com a utilização desses arquivos.

Para saber mais acesse nossas Política de privacidade e Política de uso