Metrópoles destaca pesquisa da Rede SARAH sobre Covid Longa.

Estudo liderado pela neurocientista Lúcia Willadino Braga, presidente da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação, mostra que sequelas surgidas semanas ou meses após a infecção por Covid-19 – especialmente aquelas conhecidas popularmente como “névoa mental” – afetam desproporcionalmente mais as mulheres. Esse foi o destaque de matéria sobre a Covid Longa publicada no portal de notícias brasiliense Metrópoles, em 21 de julho de 2023, e baseada em entrevista com a Dra. Lúcia.

A matéria ressalta que o estudo foi publicado na revista acadêmica NeuroRehabilitation e divulgado na base de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os sintomas relatados por pacientes da Rede SARAH com Covid Longa, estavam dificuldade de atenção, concentração, raciocínio, planejamento e memória, sintomatologia conhecida como névoa mental. Esses sintomas têm afetado especialmente as mulheres com nível educacional mais alto.

“Cerca de dois meses depois da infecção, eles começaram a sentir problemas na fala, linguagem, atenção, concentração, orientação, resolução de problemas, memória e afeto”, disse a neurocientista na matéria do Metrópoles. “Isso afeta profundamente a qualidade de vida dessas mulheres.”

A matéria destaca que uma nova etapa do estudo, que avalia a reação dos pacientes à neurorreabilitação desses sintomas, está em fase de conclusão e deverá ser publicada em revista internacional em alguns meses.

A matéria da jornalista Bethânia Nunes pode ser lida no site do Metrópoles.

A Rede SARAH utiliza cookies, que são arquivos que registram e gravam temporariamente no computador do usuário, para fins estatísticos e de aprimoramento de nossos serviços, as preferências e navegações realizadas nas páginas da Rede Sarah. Ao optar pelo uso de nossos serviços, o usuário concorda com a utilização desses arquivos.

Para saber mais acesse nossas Política de privacidade e Política de uso