Na TV: zika vírus e microcefalia congênita afetam famílias do DF e do entorno

 

Entre os dias 5 e 7 de junho de 2023, uma série de três reportagens da TV Globo Brasília abordou os impactos da epidemia do zika vírus, que assolou o Brasil entre 2015 e 2016, em famílias do Distrito Federal e do entorno. Os segmentos destacaram o cotidiano de mães e crianças que, infectadas na gestação, convivem com as consequências da microcefalia congênita. A urgência da prevenção de novas infecções e a esperança depositada na pesquisa da Fiocruz sobre uma vacina também foram destaque.

Entre as especialistas entrevistadas, a neurocientista e presidente da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação, Dra. Lúcia Willadino Braga, ressaltou o risco continuado de infecção.

“O zika ainda está circulando, muito menos do que em 2015 a 2017, que foi o boom, mas o risco de infecção continua existindo”, disse ela. “A gente recomenda muito que as gestantes prestem muita atenção, tenham muito cuidado, porque diminuiu o número de bebês infectados, mas eles continuam existindo e vão precisar de tratamento ao longo da vida,” disse Dra. Lúcia.

A especialista ressaltou que, na Rede SARAH, o foco da reabilitação são os bebês, que vêm de todo o país para receber tratamento gratuito e acessível, via site institucional, em todas as unidades da Rede. Equipes que integram diversas especialidades dão atenção especial para o neurodesenvolvimento.

A neurocientista lembra que a participação da família é essencial nesse processo. “A gente sabe que essa relação afetiva mãe-criança, família-criança é um dos principais fatores de desenvolvimento, de neurodesenvolvimento,” disse Dra. Lúcia. “Também temos publicações mostrando isso: a importância do amor e do afeto na reabilitação.”

As reportagens foram ao ar, entre os dias 5 e 7 de junho de 2023, às 8h, no Bom Dia DF, e, em torno das 12h, no DF 1:

5/6/2023 – Epidemia de zika: mãe de duas crianças com microcefalia fala sobre desafios no acesso a tratamentos 

6/6/2023 – Especial Zika vírus: a importância do afeto e da reabilitação para crianças com microcefalia

7/6/2023 – Especial Zika vírus: desafios no tratamento e avanços da medicina

A Rede SARAH utiliza cookies, que são arquivos que registram e gravam temporariamente no computador do usuário, para fins estatísticos e de aprimoramento de nossos serviços, as preferências e navegações realizadas nas páginas da Rede Sarah. Ao optar pelo uso de nossos serviços, o usuário concorda com a utilização desses arquivos.

Para saber mais acesse nossas Política de privacidade e Política de uso