Histórias de superação na Rede SARAH

Desde sua fundação, a história da Rede SARAH se confunde com as trajetórias de Brasília e de tantos pacientes, transformando vidas e ajudando a devolver a esperança e a alegria de viver a milhares de pessoas.

Em novembro de 2022, o programa Nosso Quadradinho, da TV Câmara Distrital, ressaltou a presença marcante da Rede SARAH na capital federal e na vida dos brasileiros. Acompanhe o relato da Dra. Lúcia Willadino Braga, presidente da Rede, e as histórias emocionantes de pacientes de reabilitação que tiveram suas vidas transformadas por sua passagem pelo SARAH.

Paulo Cesar Oliveira conta a história do filho, o paciente Paulo Henrique, medalhista em torneios paralímpicos de bocha (Captura de tela – crédito: TV Câmara Distrital)

Conheça a incrível história de Paulo Henrique, que, diagnosticado com paralisia cerebral, ainda bebê, e acompanhado na Rede SARAH desde então, hoje é medalhista em torneios paralímpicos de bocha.

De camisa vermelha, o paciente e jogador de rugy em cadeira de rodas Severino da Silva fala sobre sua reabilitação. Ao fundo, na quadra poliesportiva do Hospital SARAH Lago Norte, outros cadeirantes conversam em grupos.
Severino da Silva, praticante do rugby em cadeira de rodas, relata sua trajetória de reabilitação depois da poliomielite (Captura de tela – crédito: TV Câmara Distrital)

Ou o tocante relato de Severino, acometido, já adulto, pela poliomielite. Hoje ele conta a felicidade de circular, sozinho, de ônibus, e o prazer de disputar, nas quadras, partidas de rugby paralímpico. “Talvez, se eu não tivesse conhecido o rugby e não tivesse esse atendimento aqui no SARAH, eu seria uma pessoa acamada”, conta.

De blusa florida, a paciente Consuelo Oliveira fala durante entrevista à TV Câmara Distrital. Ao fundo, pacientes e profissionais de reabilitação interagem no ginásio.
Consuelo de Oliveira, paciente de reabilitação, descreve sua experiência com a Rede SARAH (Captura de tela – crédito: TV Câmara Distrital)

Veja também a superação de dona Consuelo, que, após enfrentar cirurgias para colocar próteses nos ombros e depois removê-las, relata ter vivido um “renascimento, em todos os sentidos”, durante sua passagem pela Rede SARAH.

Sentado em cadeira de rodas, trajando camiseta polo listrada cinza e boné preto, com a aba virada para trás, o músico Herbert Vianna canta e toca violão no palco do Teatro SARAH.
Herbert Vianna canta para pacientes e colaboradores da Rede no Teatro SARAH

Acompanhe também a história de Herbert Vianna, líder da banda Os Paralamas do Sucesso, atendido na Rede SARAH após sofrer um acidente de ultraleve, em fevereiro de 2001.