Atenção às malformações nos membros inferiores infantis
O jornal Correio Braziliense repercutiu um alerta dos especialistas em ortopedia infantil da Rede SARAH sobre variações da normalidade nos membros inferiores de crianças. Com o título “Atenção à parte motora da criança pode garantir melhor qualidade de vida”, a matéria do dia 7 de setembro de 2023 alertou que pais e responsáveis precisam estar atentos a malformações em quadris, pernas, joelhos e pés de suas crianças, especialmente antes de um ano e meio de idade.
“Geralmente, entre 12 e 18 meses, as variações na morfologia das pernas, dos joelhos ou dos pés – quando o alinhamento ou o formato dos membros inferiores difere do esperado – podem representar uma simples questão estética benigna, mas, em alguns casos, podem trazer desconforto que afeta a qualidade de vida da criança ou, em situações mais graves, apontar um diagnóstico de patologias”, a reportagem citou Dr. Álvaro Massao Nomura, ortopedista e vice-presidente da Rede.
“O diagnóstico precoce favorece qualquer tratamento. Se os pais têm dúvidas em relação à normalidade do quadro, vale a pena consultar um ortopedista infantil e pedir avaliação. É melhor sair da consulta com a certeza de que hipóteses de uma complicação foram descartadas, do que no futuro ser surpreendido com uma notícia inesperada.”
O Correio também relatou que marcar atendimento infantil com um ortopedista da Rede SARAH é simples. Basta procurar, no portal da Rede (www.SARAH.br), o link para primeiro atendimento, escolher a unidade desejada e preencher o formulário. Pedidos de atendimento ortopédico infantil normalmente são agendados para até 30 dias, ressaltou a reportagem.
A íntegra da reportagem da jornalista Laezia Bezerra pode ser lida no portal do Correio Braziliense.