Xingu - Tradição e Modernidade -
Belo Horizonte

No dia 27 de maio de 2016, o SARAH Belo Horizonte recebeu a exposição “Xingu: Tradição e Modernidade”, com fotografias de Rosa Berardo. Fotógrafa e cineasta, Rosa viajou por vários países do mundo, da Ásia à Antártida, e fotografou regiões como a Amazônia, o Pantanal e o Centro Oeste brasileiro. Durante seis anos, fotografou os índios do Parque Nacional do Xingu, e possui um dos maiores acervos sobre as etnias que vivem nessa região.

A mostra já percorreu centros culturais de referência e festivais pelo mundo, recebeu prêmios e foi apresentada no Memorial Indígena de Brasilia. Chega, agora, ao SARAH Belo Horizonte, de onde seguirá para as demais unidades da Rede pelo país.

A vida tem se tornado uma corrida contra o tempo e, cada vez mais, mergulhamos em nossas rotinas com seus problemas e dilemas. Necessitamos nos reinventar e modificar a forma como enxergamos os acontecimentos à nossa volta.

A arte, com seu olhar particular sobre as realidades, nos lança um incômodo bom, se assim podemos dizer. Ao sermos impactados com o registro fotográfico de uma cena, somos tirados do lugar comum e levados a refletir sobre o eu e o outro.

As fotografias de Rosa Berardo nos transportam não apenas para uma cultura diferente, mas para um lugar novo, onde se torna imperante imaginar, pensar, indagar…

“Pensar que pessoas geneticamente semelhantes podem viver de maneiras tão diferentes e serem felizes seguindo seus princípios, suas crenças, seus valores culturais. Acho que pela primeira vez entendi que não era o centro do mundo e nem o modelo de comportamento para conduzi-lo.” Rosa Berardo

“E no Xingu a cada dia eu me dava conta da infinidade de detalhes, riquezas culturais que a pobreza dos enquadramentos não conseguiam abarcar. Sem megalomanias tentei fazer o que pude, dentro dos limites do quadro fotográfico e dos meus…” Rosa Berardo