Estudos Epidemiológicos

O perfil dos pacientes atendidos na rede SARAH é conhecido por meio de estudos epidemiológicos contínuos que permitem, em algumas situações, entender as causas que o levaram à condição de paciente. Possibilitando-nos propor e executar ações preventivas.

Relatórios produzidos com base nas informações sobre as principais causas externas de internação aferem essas etiologias e as circunstâncias em que elas ocorreram. As causas externas são um conjunto de acidentes e violências previsíveis e evitáveis que levaram o indivíduo à hospitalização ou mesmo ao óbito.

Com esses estudos é possível planejar e manter a qualidade do atendimento aos pacientes, bem como subsidiar, com dados estatísticos, as campanhas do Programa de Educação e Prevenção de Acidentes da Rede SARAH.

Em pesquisa realizada no primeiro semestre de 2015, através de entrevistas com os pacientes internados, verificou-se que 22,3% das internações nas unidades da Rede foram motivadas por Causas Externas.

As Causas Externas, também chamadas de causas não naturais ou causas violentas, englobam os acidentes e as violências propriamente ditas (auto e hetero infligidas).

Os Acidentes de Trânsito foram a primeira causa externa de internação, com 48,9% dos casos. As Agressões (incluindo: arma de fogo, arma branca e agressão física) constituem a segunda causa externa de internação, 24,8% dos casos. Aparecem ainda, como causas externas nessa pesquisa, as Quedas, 15,2%, os Acidentes com Mergulho, 4,7%, e os Impactos por Objetos Pesados, 1,7%, entre outras, 4,8%.

Distribuição dos pacientes internados por causas externas, segundo faixa etária na ocasião em que adquiriram a lesão

As Causas Externas vitimaram majoritariamente adultos jovens, concentrando, entre 20 e 39 anos de idade, 58,3% dos casos registrados. A maior incidência isolada de casos de lesões por Causas Externas ocorreu na faixa de 20 a 29 anos, seguido pela faixa de 30 a 39 anos. A idade média da população investigada foi de 29,7 anos (desvio padrão de 13,0 anos).

Saiba mais sobre as pesquisas realizadas acessando os links abaixo, de acordo com o assunto de seu interesse.