Xingu - Tradição e modernidade - São Luís

O que tem o índio de tão nosso que nos faz rever e repensar nossa própria história? O que tem o hospital que nos aproxima da nossa existência frágil e ao mesmo tempo tão forte? A arte traz reflexões desse tipo, fundamentais em qualquer processo de reabilitação e essenciais para a recuperação e a plena reinserção social dos pacientes. A exposição de fotos "Xingu-Tradição e Modernidade", aberta na unidade São Luís, da jornalista, roteirista, produtora e cineasta goiana, Rosa Berardo, desperta pensamentos assim, em todos os seus visitantes.

A artista soube captar os detalhes do dia a dia, da cultura e do comportamento dos índios ao longo de seis anos de observação no Parque Nacional do Xingu. O trabalho recebeu premiação em diversos eventos internacionais, entre eles a Bienal de Roma, de 2010. Em novembro de 2015 a Rede SARAH recebeu a exposição pela primeira vez, em sua Unidade de Brasília, e desde então já rodou por Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza, encantando pacientes, familiares e funcionários.

"No Xingu, a cada dia, me dava conta da infinidade de detalhes, riquezas culturais que a pobreza dos enquadramentos não conseguia abarcar. Sem megalomanias tentei fazer o que pude, dentro dos limites do quadro fotográfico e dos meus...", diz Rosa, conhecida por seu trabalho de produção de imagens fotográficas e de filmes sobre cultura, identidade, alteridade, gênero e etnia.

O acervo da exposição compõe uma das maiores coleções de fotos existentes sobre as tribos indígenas do Parque do Xingu, localizado no nordeste do Mato Grosso, no sul da Amazônia. Rosa fez questão de acompanhar pessoalmente a montagem dos painéis em São Luís para garantir que pacientes, familiares e funcionários possam aproveitar ao máximo a experiência da exposição.

Período:
16 de fevereiro a 14 de abril de 2017

Local:
Hospital Sarah São Luís

Exposições anteriores
SARAH Fortaleza
SARAH Brasília
SARAH Belo Horizonte
SARAH Salvador